Ortodontia

Ortodontia: Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome (distúrbios)da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
O tratamento pode ser realizado através de alguns tipos de aparelhos:

Aparelho ortodôntico metálico tradicional ou aparelho cerâmico estético: ambos fazem uso da Ortodontia tradicional, com braquetes metálicos ou cerâmicos, colados aos dentes e presos ao fio metálico através de elásticos.

Aparelhos Ortodônticos auto ligados (Damon System) : não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas para prender o fio e por esse motivo são mais eficientes. Isso diminui o atrito entre o fio e o braquete enormemente, permitindo a aplicação de forças superleves, o que é ideal para uma excelente movimentação ortodôntica, pois além de trazer mais conforto ao paciente diminui o tempo de tratamento. Em muitos casos conseguimos evitar extrações dentárias devido a expansão alcançada com o tratamento realizado com o braquete auto ligado.O mecanismo também diminui o número de consultas necessárias, já que devemos deixar o aparelho “trabalhar” de forma mais contínua, o que é uma vantagem hoje em dia uma vez que as pessoas têm cada vez menos tempo.